terça-feira, 10 de janeiro de 2012

CONFORMAÇÃO

   Forma. Formar. Reformar. Conformar. Informar. Enformar. Deformar. A primeira palavra é utilizada para dar origem a várias outras, cada uma com um significado específico. Porém, a que quero enfatizar é a palavra conformação.
   Vamos analisar este termo. E analisar significa dividir, quebrar, para poder ver melhor. E, quebrando esta palavra, teremos outras duas. Formar e com. E o que elas querem dizer? Podemos entender que conformar seria ajudar a formar, ou seja, não oferecer resistência. Muito pelo contrário. Oferecer ajuda para formar algo.
    Em muitas situações que passamos, deixamos de compreender o significado dessa palavra. Ocorrem muitas coisas que os aborrecem. E, quando nos deparamos com isso, queremos agir com nossas próprias mãos, mudando a situação de uma vez. Porém, as coisas não são assim.
   Tomando por exemplo relações interpessoais. podemos ilustrar com algo bem significativo. Muitas vezes, vemos pessoas com práticas que abominamos. E desejamos que aquela pessoa mude instantaneamente. Porém, em cada cabeça, uma sentença. Nossa experiência de vida é única. E a de cada um também o é. Não sabemos o que realmente motiva uma pessoa a agir de determinada forma.
   A visão que temos de mundo e de prática de vida nos leva a tirar determinadas conclusões sobre diferentes modos de vida. E essas conclusões são individuais. Cada um pensa de determinada forma. Evidentemente, existem práticas condenáveis pela maioria das pessoas. Mas existem alguns estilos de vida que são individuais, mesmo.
   Conformar-se ou conformar é entender que não mudamos as pessoas ou as situações sempre. Existem casos em que precisamos apenas observar e deixar o tempo passar. Temos que acreditar que as coisas um dia vão mudar. Pois, ou elas mudam, ou desaparecem. É simples assim. E se não for assim, quem irá mudar somos nós. É. Porque, muitas vezes, quem está errado somos nós. E, nesse caso, será que não houve muitas pessoas que também tiveram vontade de que mudássemos instantaneamente?
   É muito fácil olhar os defeitos dos outros. Nossos olhos estão direcionados para aquilo que se apresenta a nossa frente. Porém, temos que aprender a exercitar os olhos do coração, da alma. E esses podem olhar para todos os lados, não apenas para fora. Aliás, eles são especiais em olhar para dentro. Só que não podemos deixá-los se atrofiarem. Eles têm que ser exercitados dia após dia.
   Sugestão para o dia de hoje: conforme-se e utilize os olhos da alma para ver aquilo que precisa ser mudado dentro de você. Esqueça um pouco os outros e trabalhe com você mesmo. Que tal? Deixo dois pensamentos que vieram a mente hoje.
   Não adianta você querer, nem tentar nadar contra a correnteza. Por mais habilidoso que vocẽ seja, mais cedo ou mais tarde, a água vai te levar. Então, todo o esforço dispendido terá sido em vão. Melhor mesmo se acalmar e esperar o momento certo para atravessar o rio.
   Tempo de chuva é tempo de aprender. Aprender a esperar. A ter paciência. A contemplar. A observar. A procurar ser mais calmo. A ter prudência. A voltar-se para as coisas que exigem mais concentração. É tempo disso.

Helvécio

Nenhum comentário:

Postar um comentário