segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

AS POLEIS GREGAS E A POLÍTICA



   Viver em um ambiente urbano, como fazemos, hoje, é algo tão comum quanto caminhar para a frente. Muitos pensam que o conceito de cidade, como o temos hoje, no mundo ocidental, é recente. Porém, é bem mais antigo do que imaginamos.
   A grécia foi o modelo de muitos conceitos e valores que influenciaram o mundo ocidental. Mesmo antes do poderoso Império Romano dominar a cultura do ocidente e influenciar por milênios a cultura e o pensamento atuais, bem antes, na grécia antiga, eram criados e desenvolvidos inúmeros conceitos importantíssimos. Iremos refletir sobre dois deles, neste texto.
   O primeiro conceito é o da pólis grega. O plural de pólis é poleis. Na grécia antiga, desde o período arcaico até o período clássico, existiram as poleis gregas. Elas representavam o modelo de cidade organizada, que deu origem a vários tipos de organização urbana que temos hoje. O termo pólis pode ser considerado como sinônimo de cidade, devido às suas características. As poleis gregas definiram um modo de vida urbano que, depois, viria a se tornar modelo base para a civilização ocidental.
   O segundo conceito é o de política ou político. Este conceito está intimamente ligado ao conceito de pólis. Os homens que nasciam nas poleis eram considerados livres e iguais. Cada um possuía liberdade de aspiração e pensamento. Eles eram chamados de cidadãos (habitantes de uma cidade), ou seja, eram os politikos. Esse conceito das poleis contribuiu para formar o pensamento grego, a cultura helênica. Naquele contexto, dizia-se que o homem é um animal político.
   É muito interessante observar esses conceitos, definidos há milênios e ainda influenciando a vida moderna. No mundo ocidental temos, em vários países, o sufixo pólis fazendo parte do nome de inúmeras cidades. Esta formação tornou-se comum. Em geral o prefixo é formado por parte de uma palavra ou o nome de alguém que contribuiu para a fundação daquela cidade. Por exemplo, o nome Anápolis significa "Cidade de Ana". O nome Petrópolis significa "Cidade de Pedro". E assim, sucessivamente.
   Por outro lado, o termo política é extremamente usado ao longo do mundo. Porém, a origem desse termo precisa ser melhor compreendida. Observando a conexão entre as poleis gregas e os cidadãos, que eram os políticos, podemos notar algo interessante. A primeira coisa que observamos é que os homens eram livres, ou seja, tinham permissão para sonhar, ter aspirações. Comparando com a teoria da Ciência Política que temos hoje, podemos definir política como sendo "A arte de possibilitar a concretização dos anseios ou sonhos do povo, através de seus representantes instituídos legalmente nas casas de lei do país."
   Vejam a total conexão dos termos política e pólis. Podemos inferir que o termo política surgiu quando os homens passaram a nascer nas poleis. A partir deste ponto, eles eram considerados cidadãos (habitantes por direito da pólis). E, uma vez habitando nelas, passaram a ter uma vida organizada de forma urbana. Neste momento, surgiu a necessidade de uma ciência que permitisse o bom desenvolvimento desta pólis por meio dos seus cidadãos, ou seja, dos políticos. Daí o termo política.
   Ter esta noção dos termos aqui explanados, faz-nos pensar em algo de forma dupla. Em primeiro lugar, que muitos valores e conceitos existentes, hoje, já existiam há milhares de anos, e foram inventados quando os homens tinham uma mente menos degradada e, também, dedicavam seu tempo a pensar em coisas úteis aos seus semelhantes e em como melhorar suas vidas.
   Em segundo lugar, vêm as perguntas que não querem calar: a prática da política atual, assemelha-se, pelo menos, de longe, com a definição de política que aprendemos nesta reflexão? Os políticos de hoje estão representando o povo? As aspirações da população estão sendo, pelo menos, discutidas nas nossas casas de lei? As nossas poleis estão tendo um desenvolvimento organizado por meio da nossa política? Bem, estas questões podem ser debatidas em vários fóruns existentes hoje, não é mesmo? Portanto, façamos isso, caros políticos, habitantes das atuais poleis.

Helvécio

Nenhum comentário:

Postar um comentário