sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

DE ALMA PRA ALMA



   Existe um versículo bíblico que diz: "... Adão e Eva estavam nus e não se envergonhavam...". Esta é uma ilustração que deve ser refletida por cada um de nós, da forma mais profunda que conseguirmos. Ela tem lições áureas e primorosas que servem para a vida de toda e qualquer pessoa.
   Já é retórica da retórica eu dizer que nós, seres humanos, nascemos para nos relacionarmos. Porém, insisto nessa questão, só que, agora, por outro ângulo. Exatamente o ângulo interno.
   Em qualquer tipo de relacionamento, seja ele de que natureza for, é necessário haver sinceridade para que ambas as partes saiam ganhando na relação, que é a mais nobre aspiração que se pode ter nessa questão.
   Em se tratando de amizade e amor, a coisa fica muito mais profunda ainda, pois envolve as questões do coração, dos sentimentos, da vontade, ou seja, envolve a alma. E, quando envolve isso, aí mexe com o âmago de nosso ser.
   Uma grande parte dos relacionamentos não prosperam porque acontecem apenas na superfície. Um exemplo: as pessoas não fazem propaganda de seus defeitos. Elas têm medo de se expor. Têm vergonha de que as suas dificuldades sejam expostas e sua imagem seja menosprezada por isso.
   A superfície é um local onde apenas se pode reter uma mínima parte do sabor e do conteúdo da água. Para que se possa dar e receber o melhor que essa água oferece, é necessário que se mergulhe muito profundamente. Na superfície está apenas a parte que entra em contato com o meio externo. Mas é nas profundezas que se encontra a verdadeira essência.
   Temos que nos relacionar de alma pra alma, se quisermos beber do melhor que podemos desfrutar em termos de relacionamento. Não adianta: quem se retrair  vai acabar sendo muito mais ferido ainda. Por um simples fato: ao se resguardar, não se entrega o coração. E, não o entregando, não se pode imprimir todo o seu potencial em qualquer coisa que seja. E, uma vez assim, a pessoa é decepcionada duas vezes. Uma vez por quem a decepcionou e outra vez por si mesma, por não ter tentado ao máximo se esforçar para dar certo.
   O correto seria arrepender-se daquilo que se fez, ainda que tenha sido em excesso, ou seja, uma falha para mais, do que se arrepender de não ter tido sequer a coragem de tentar.
   Tem que ser de alma pra alma. Somente quando nossa alma entra em contato com outra alma é que podemos estar nus como Adão e Eva estavam. E veja que eles não se envergonhavam. Fomos criados para estarmos nus de alma, uns para com os outros. Pois é assim que somos em nossa essência, nus. E, ao despirmos nossa alma, muitas coisas boas podem ser reveladas. E, ao serem reveladas, a verdade aparece. E, ao aparecer, ela traz consigo as verdadeiras intenções. Desta forma, um acordo torna-se mais facilitado. Ou não. E, mesmo que não se torne, a resolução fica bem mais próxima.
   As pessoas escondem suas almas. Guardam-nas. E fazem isso pensando que estão se protegendo. Grande engano. A melhor proteção que podemos fazer é estarmos nus de alma diante de quem propusemos viver junto a vida toda. É claro que você não deve expor sua alma para quem acabou de conhecer. Isso é suicídio emocional. É infantilidade. Estamos falando de relacionamento. Algo sólido.
   Quando sua alma conversa com a alma de seu companheiro ou companheira, algo incrível pode acontecer: algo que se chama comunhão. Um casamento é consumado no ato sexual, chamado de conjunção carnal. Comunhão é algo semelhante, porém em termos de sentimento, pensamentos, emoções e vontade. Encontro de almas. Nossas almas precisam encontrar uma parceira para dividir e compartilhar seu melhor para sempre.
   Nossa alma é carente. Ela sente um vazio que só Deus pode preencher. Mas existe outro vazio que apenas a chamada alma gêmea poderá suprir. E, para suprir, tem que haver o que é conhecido em biologia por osmose. Vejamos uma definição de osmose: "A osmose é o nome dado ao movimento da água entre meios com concentrações diferentes de solutos, separados por uma membrana semipermeável. É um processo físico-químico importante na sobrevivência das células. E é a passagem da agua do lugar que tem menos(hipotônico) para o lugar que tem mais(hipertônico)." Em se tratando de alma, o mesmo deve ocorrer. Nas cerimônias cristãs, diz-se que deixará o homem seu pai e sua mãe e se unirá a sua esposa e se tornarão ambos, uma só carne. E podemos complementar, dizendo: e terão um encontro perfeito de almas.
   Somos seres individuais. Temos uma essência. Temos necessidades. Porém, temos, também, vontades, desejos, prazeres. E, tudo isso, precisa ser compartilhado com aquele alguém com quem nos propomos a dividir um teto. O estilo de vida tem que passar a ser comum. As práticas precisam ser convergidas. A individualidade precisa ser respeitada, sim. Porém, quando duas almas se encontram, aquilo que era o mais individual caminha para o comum de forma amorosa, pois o amor compartilhado ameniza as diferenças e conduz ao caminho do conjunto, da vontade de ceder em amor, da permissão em que o outro adentre em seus mais profundos caprichos.
   O mais lindo e profundo que posso enxergar nisso tudo é o seguinte: em um ou em outro aspecto, quase sempre ficamos de alma pra alma com alguma pessoa em nossa vida. E é exatamente desses, talvez, minúsculos momentos, que jamais nos esquecemos. Pelo simples fato de que nossas almas registram, para sempre, esse encontro fenomenal que ocorreu. Então, por que não aprendermos a "eternizar" momentos semelhantes a esses, permitindo a nós que possamos viver algo que nos foi oferecido no evangelho de João, por Jesus Cristo: "Eu vim para que tenham vida. E a tenham em abundância."? Segue essa dica a todos nós.

Helvécio

9 comentários:

  1. Ahh agora vc arrasou nas palavras.. E comigo tbm (rs) quase chorei lendo, principalmente no ultimo paragrafo... Muito bonito a forma com que você falou... Esse ai deixa qualquer um sem palavras...

    ResponderExcluir
  2. Uffa...que foi isso? quanta inspiração hein...eu amei o texto....muito muito bom ...parabéns Helvécio.

    ResponderExcluir
  3. Nossa, falou no mais profundo de minha alma...que Deus lhe abençõe com esse Dom precioso.PARABÉNS!!!

    ResponderExcluir
  4. Superando cada vez mais!!
    Parabéns amigo!

    ResponderExcluir
  5. Concordo com tudo que voce escreveu ai, mas so no final voce conseguiu falar a verdadeira intenção desse texto. Amigo Deus deixou esse valioso presente pra nós, encontro de almas, mas se voce encontrar sua alma gêmea e não tiver coragem de deixar os paradigmas da vida e enfrentar sua propria alma pra deixar a covardia ou o medo de não ir atras desse encontro de almas e estar do lado dele pra sempre, de nada adiantou o presente que Deus te deu.
    E não basta so uma alma querer ser feliz, fazer tudo pra dar certo ou fazer sua parte sozinho, porque no final da vida, so uma pessoa nesse relacionamento foi feliz, a outra vai ter o gosto amargo na alma de ter feito tudo pra outra ser feliz e ela mesma, jamais foi.

    ResponderExcluir
  6. Muito bom seu blog, Helvécio! Gostei das suas crônicas e compartilho bastante das suas idéias. Adorei mesmo foi o lindíssimo fundo (papel de parede), he he (ainda que eu seja suspeito, né?).

    ResponderExcluir
  7. Obrigado, Marcos, por compartilhar das idéias e ler meus textos. Obviamente, você, como cidadão corumbaense (acho que é isso) não tem como não admirar essa parte histórica da cidade, que você conhece muito melhor que eu. Divulgue aí para mais colegas lerem. Estou prestes a lançar um livro, se Deus quiser. Abraço.

    ResponderExcluir
  8. De alma pra alma...Tenho certeza que é possível amar de alma pra alma e infelizmente vivemos de forma medíocre em nossos relacionamentos porque não amamos de alma pra alma.Agostinho diz:"Nada é tão duro e férreo que não se possa vencer com o fogo do amor".É esse fogo que tem que existir de alma pra alma ,amar sem medida ,e assim teremos a verdadeira comunhão que acontecerá de alma para alma!!!!Espero que esse texto seja lido por muitas pessoas ,pois será de grande importância!!!!!!Pois o que importa é quando é de ...ALMA PRA ALMA!!!!

    ResponderExcluir
  9. É sempre um prazer usufruir dos seus textos...digo, ler e refletir sobre.

    Seria maravilhoso se as pessoas seguissem amando desta maneira...de alma pra alma.

    Grande abraço e sucesso sempre pra ti...

    ResponderExcluir