terça-feira, 6 de março de 2012

OS ISMOS DA VIDA

   Continuísmo é quando algo precisa mudar e você não vê nada de diferente acontecer, e as pessoas vão se acostumando e se conformando com uma situação. E, depois de um tempo, fatos graves podem acontecer e, ainda assim, a situação perdurar.
   Racismo é quando alguém acha que é diferente dos outros não apenas pela cor da sua pele, mas talvez por acreditar que seja de uma raça melhor, ou por ter nascido em uma família que tem princípios melhores do que os outros. É acreditar que se é uma pessoa melhor que as outras em algum sentido.
   Paralelismo é quando duas ou mais coisas acontecem ao mesmo tempo, de forma conjunta ou não. A atuação de uma coisa pode ou não interferir na outra. A execução concorrente de dois processos pode facilitar a resolução de problemas. Mas pode, também, ser mais complexa de se entender e manter.
   Egoísmo é o cultivo do ego. Está intimamente ligado ao egocentrismo, que diz que a essência individual da pessoa deve estar no centro das atenções. É achar-se mais importante ou valioso do que os outros em algum sentido.
   Altruísmo é o oposto do egoísmo. Ele diz que o ego não deve ser o centro das atenções, mas sim o seu próximo, seu semelhante. Ele está relacionado à capacidade de abnegação, de cessão, de espera, de compartilhamento.
   Partidarismo é quando uma pessoa resolve concordar ou assumir a posição de um conjunto de pessoas que compõem um partido, não necessariamente político, mas de qualquer natureza.
   Capitalismo é uma definição muito complexa e é um conceito que envolve o homem, os bens, os produtos e o capital (dinheiro). A capacidade de se deter o poder do capital é o cerne desse conceito, que tomou conta do mundo ocidental, fazendo com que o homem, os bens e os produtos existam em função de se alcançar o poder através da posse do capital, ou seja, a capacidade de decidir os rumos da economia através do poder de compra.
   Ostracismo foi uma forma de repressão política utilizada, inicialmente, pelos atenienses. Os políticos que criavam projetos e leis em benefício próprio eram candidatos a passar pelo processo. Era feita uma votação e, caso se confirmassem as suspeitas, o mesmo tinha dez dias para deixar a cidade e teria que permanecer fora dela por dez anos. Seus bens ficavam retidos e ele era considerado como um indivíduo de fora da cidade. Essa forma de punição foi benéfica para a república de atenas.
   Bairrismo é um termo usado para designar a prática de defender os interesses de um bairro, cidade ou região. Está relacionado a uma forma de se definir determinados valores comuns para aquele povo, não permitindo que valores externos venham a prejudicar as características próprias daquela localidade. É benéfico, no sentido de se permitir uma união social de determinada população. É maléfico, no sentido de que, um povo isolado, seja em que contexto for, tende a segregar-se e não permitir influências externas aos seus componentes e seu estilo de vida, mesmo que essas influências sejam favoráveis.
   Companheirismo é um conceito muito abrangente, porém está relacionado à capacidade de se manter próximo, seja como amigo, ouvinte, parceiro ou outra forma de comportamento que caracterize a presença próxima de uma pessoa agradável, que batalha junto, que sofre com quem está sofrendo, que sorri daquilo que o outro acha engraçado, que sabe suportar os defeitos alheios e que procura ter um comportamento de não se isolar, mas de pelejar conjuntamente contra as dificuldades.
   Todos esses conceitos descritos brevemente, acima, envolvem fatores que estão, de uma forma, ou de outra, relacionados com o ser humano. Em algum ponto de suas vidas, quase todas as pessoas terão que abordar algum daqueles conceitos. Desta forma, um outro conceito vem à tona, nesse aspecto: o Humanismo, que diz que o homem é um ser racional e, na escala de prioridades de valores pertencentes a esse mundo em que vivemos, o homem é o ser mais importante, pois possui características que o diferem de todos os demais seres. Esses somos nós, os seres humanos.

Helvécio

Nenhum comentário:

Postar um comentário