quarta-feira, 7 de março de 2012

TODO DIA É DIA DA MULHER

   Antes ela era Amélia, a mulher de verdade. Depois passou a ser a mulher que muda a realidade. Hoje ela é a mulher que enfrenta a adversidade. Sejam elas quais forem, todas são pessoas imprescindíveis.
   Quer sejam mulheres de verdade, quer mudem a realidade ou enfrentem a adversidade, estarão sempre no pensamento de nós, homens, dependentes de suas belezas, encantados com suas proezas, maravilhados com suas delicadezas.
   Ah, mulher! Que dia mais abençoado foi aquele em que você foi criada! Ah, mulher! Que natureza mais privilegiada foi essa, embutida em você!
   Que pujança é essa que surge de suas mãos e de sua vivência! Quem dera nós, homens, fôssemos capazes de suportar, dentro de nós, outro ser, ainda que minúsculo inicialmente, ainda que surgido por ações planejadas por nossas próprias mentes.
   Quem dera nós homens tivéssemos uma mínima parcela de sua percepção da vida, das coisas, do mundo e das pessoas. Quem dera nós homens pudéssemos enxergar a multicolorida vida que vocês mulheres vêem todos os dias. Quem dera ficássemos felizes apenas em ouvir palavras agradáveis, como o fazem brilhantemente vocês.
   Quem dera tivéssemos nós a capacidade incrível de perdoar que, muitas vezes, vocês têm. Quem dera soubéssemos defender nossas crias com tamanho amor e carinho, dando a vida, o tempo, dando tudo por elas, como o fazem, lindamente, vocês mulheres.
   Não obstante essa beleza plural, essa dedicação integral, essa alegria vital, essa sensibilidade genial, essa capacidade divinal, essa energia jovial, vocês têm uma alma quase sobrenatural.
   E, essa alma, tem necessidades, muitas vezes singelas. Quais sejam: muitas vezes, apenas sentirem-se amadas com sinceridade. Ou protegidas com naturalidade. Ou envolvidas com expressividade. Ou acolhidas com generosidade. Ou recebidas com honestidade. Ou apreciadas com profundidade. Ou queridas com simplicidade. Ou compreendidas com amizade. Ou perdoadas com liberalidade. Ou ouvidas com minuciosidade. Ou preenchidas com finalidade.
   Sejam meninas, moças, jovens, senhoritas, primas, madrinhas, mães, senhoras, tias, avós, bisas ou tetravós, todas têm a mesma beleza da mulher.
   Essa beleza que só pode ver na totalidade, quem observar na integralidade, por fora e por dentro. Sendo que, a beleza externa é passageira, mas a interna dura a vida inteira, para quem a tem.
   Essa beleza que muitas vezes é expressa em forma de opinião. Uma opinião que, algumas vezes, dói em nós homens. Dói porque não aceitamos sermos inferiores em muitos casos, apesar de sabermos que o somos em muitos deles.
   Essa beleza que não põe a mesa, mas que oferece delicadeza, que fala com clareza, que ama com pureza, que pede com singeleza, que ama por natureza,  que toca sem aspereza, que mexe nas nossas profundezas.
   Ah, mulher! Como o mundo é lindo porque você existe. Como o sabor da vida é diferente, porque nela você está. Como os dias são mais agradáveis, porque podemos compartilhá-los com você. Como nossa força se torna maior, quando somos elogiados por você. Como nosso trabalho fica mais produtivo e mais eficaz, quando somos apoiados por você. Como nossos objetivos tornam-se mais salutares e satisfatórios quando você deles participa.
   Maria, Rosa, Geralda, Ana, Martha, Luzia, Zilda, Aparecida, Eva, Cleide, Gabriela, Esmeralda. Todas vocês são fundamentais. São amigas. São conselheiras. São colaboradoras. São trabalhadoras. São batalhadoras. São ensinadoras. São pacientes. São resilientes. São contentes. São aquelas que nos apoiam nos momentos mais difíceis. E estão conosco nas situações quase indescritíveis. É por isso que suportamos as adversidades. É por isso que nos vem a vontade. A vontade de continuar, de não desistir, de avançar, de batalhar, de persistir, de resistir, de insistir, de investir. Enfim, a vontade de viver.
   Mulher. O seu dia internacional é hoje, dia oito de março. Porém, todos sabemos que, na realidade, todo dia é dia da mulher. Meus sinceros parabéns a todas as mulheres do mundo. Que Deus as abençoe hoje e sempre.

Helvécio

8 comentários:

  1. Somente um homem de alma sensível tem o privilégio de dizer palavras tão lindas sobre as mulheres.Que delicadeza de sentimentos!Que sabedoria e sensibilidade de alma!
    Obrigada,amigo,por você existir para nos fazer tão felizes,tão valorizadas!
    Que Deus o conserve sempre assim,pedra rara entre os homens,para alegria de nós mulheres,de sua mãe,de sua esposa e de todas as mulheres do mundo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, amiga. Tenho procurado, desde que tenho consciência de quem sou, observar a alma humana. E a alma feminina tem elementos incríveis que admiro muito. Abraço.

      Excluir
  2. Belíssimo texto,e minha admiração por você só aumentou,porque sei que tudo que escreveste é verdadeiro,vindo do seu melhor,da alma!!!Uma vez li uma frase que dizia assim:"Feliz do homem que por um dia souber, entender a Alma da Mulher !!!E você , hoje deu um grande passo!!!Conseguiu com seu texto fazer finalmente,que o outros, entendam que mesmo se às vezes nos esforçamos, não somos, nem devemos ser, a mulher-maravilha, mas apenas uma pessoa: vulnerável e forte, incapaz e gloriosa, assustada e audaciosa... uma mulher.!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, querida amiga. Nós homens precisamos mesmo procurar entender cada vez mais as mulheres. E o começo disso tudo é deixarmos de ser tão durões e ouvir um pouco mais. Abraço.

      Excluir
  3. Cleide da Silva Barra Braga8 de março de 2012 às 22:37

    Querido, obrigado por esse lindo texto dedicado a nós mulheres pois
    vejo mais uma vez que Deus o capacitou para poder conhecer o ser humano em sua totalidade, sou muito feliz por ter você em minha vida e nossos dois filhos maravilhosos que Deus nos deu. Esposa e sua filha agradecemos por esta homenagem Te amamos;;; Beijos....

    Cleide Braga e Gabriela Cleide Braga

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que coisa mais linda! Vocês são para mim a comprovação de que Deus nos presenteia com as pessoas certas em nossa vida. Só vocês para me suportarem e apoiarem de uma forma única. Amo você, minha querida. Amo você, minha linda Gabi. Meus tesouros queridos.

      Excluir
  4. Li alguns dias depois, mas ta valendo né?

    Nossa, arrasou heim... Reamente so uma pessoa muito especial e sensivel de alma para conseguir escrever tudo isso e com palavras tão belas... Sorte tem as mulheres que fazem parte de sua vida, pois sabem que são valorizadas. Parabens amigo.

    ResponderExcluir
  5. Obrigada .Pois ser mulher é maravilhoso independente da cor ,da raça somos todas iguais , queremos ser amadas e respeitadas pelo nosso jeito de ser. Com certeza nosso coração de mulher é cheio de amor para distribuirmos aos nossos filhos, marido , amigos . Quando recebemos uma homenagem linda como esta de um homem nos sentimos mais felizes pois alguém para descrever este sentimento em relação ao amor que sente pelas mulheres só pode ser iluminado por Deus.Parabéns primo pelas belas palavras.

    ResponderExcluir