sexta-feira, 9 de novembro de 2012

A hora certa

   Fico aqui pensando no porquê de muitas coisas boas chegarem na hora em que menos as esperamos. Será que Deus gosta de nos fazer surpresas? Será que o fato de não esperarmos mais significa que estamos prontos para receber aquilo? E vice-versa? Será que a ansiedade da busca nos faz pensar que o tempo está passando devagar? Não sei, não sei. Ainda estou aprendendo isso. Mas sei de uma coisa: que há momentos em que devemos buscar com afinco algumas coisas, sem pestanejar. Já, em outros, precisamos ter a "manha" da busca, sabendo os instantes em que precisamos "pisar em ovos" e às, vezes, até ficar parados esperando a esteira rolar mais um pouco para que subamos nela. São os desafios que temos na vida e precisamos "ruminar" em nosso cérebro.
   Aprender a viver nem sempre significa ser o melhor ou o maior, o mais capaz ou o mais hábil. Significa, sim, saber se ajustar às situações, imprimindo sua marca, porém, sabendo obter informações em cada instante novo, em cada surpresa, em cada derrota, em cada vitória. Somos dinâmicos e precisamos ter uma mente aberta ao aprendizado. Sermos questionadores, indagadores, pensadores, reflexivos. Sendo assim, poderemos nos relacionar de forma bem melhor com os diferentes tipos de pessoas. A rigidez de um material faz com que ele se quebre com facilidade. Já, os materiais mais flexíveis, tendem a durar bem mais tempo. Creio que isso vale também para nós, seres humanos. Já dizia uma frase: "O homem que vai permanecer não é o mais forte e sim aquele que souber se adaptar melhor às mudanças".
   A hora certa para algo depende de muitos fatores. Pode ser a hora certa para um e a hora mais imprópria para outro. Pode ser o momento mais feliz para alguém e um dos mais tristes para outro. E o fato de haver uma visão limitada faz com que uma pessoa não saiba enxergar a hora certa da outra. É por isso que há tantas divergências, tantos conflitos não resolvidos. Simplesmente pela falta de capacidade de utilizar um dos nossos sentidos básicos: a visão. Ela é responsável por nos colocarmos no lugar e na posição corretos, a fim de compreendermos mais claramente a situação. Uma boa visão pode ser considerado como a metade da vitória. Enxergar bem nos capacita a raciocinar com clareza e tomarmos decisões mais acertadas. Pensemos nisso. Saibamos ver a hora certa, seja para agir ou para parar. Seja para correr ou para frear. Seja para falar ou para calar. Seja para aproximar ou para afastar. Seja para dormir ou para levantar. Seja para descansar ou para trabalhar. Seja para ir ou para vir.
   Enfim, que saibamos aguardar a hora certa.

Helvécio

Nenhum comentário:

Postar um comentário