quarta-feira, 15 de maio de 2013

DICA DE GEOGRAFIA - LOCALIZAÇÃO POR LATITUDE E LONGITUDE

 Figura - Os fusos horários internacionais
Clique na foto para ampliar


Como um ponto na Terra é definido geograficamente? As duas linhas que definem os marcos Horizontal e Vertical da Terra (simbolicamente) são a Linha do Equador (Horizontal - define o Hemisfério Norte e Sul) e o Meridiano de Greenwich (Vertical - define as metades Leste e Oeste).

No Planisfério (Mapa 2D que representa o plano terrestre) podem ser vistas essas duas linhas principais, além das linhas que representam os meridianos que marcam os fusos horários.

A linha do Equador passa no extremo norte do Brasil. Apenas uma minúscula parte do território brasileiro fica ao norte desta linha. Ela é a região mais quente da terra, pois o Sol projeta seus raios de forma praticamente vertical (90º) nesta região.

Acima da linha do Equador é o Hemisfério Norte, abaixo o Hemisfério Sul.
A linha do Equador tem Longitude Zero. Acima dela, todos os pontos tem Longitude positiva ou Norte. Abaixo dela, todos os pontos tem longitude negativa ou Sul.

O Meridiano de Greenwich é uma linha vertical (também imaginária), e passa nos arredores da cidade de Londres, onde é o fuso horário zero (GMT = Greenwich Meridian Time = Hora Zero).

GMT tem Latitude Zero. Os pontos que ficam à esquerda de GMT tem Latitude Oeste ou Negativa. Os pontos que ficam à direita de GMT tem Latitude Leste.
Uma localização geográfica é definida por sua Longitude e Latitude, medida em Graus, Minutos e Segundos.

Por exemplo: A cidade de Brasília tem a localização geográfica:
-15.780148,-47.92917 ou 15.780148S,47.92917O que significa: 15.78 graus de longitude Sul e 47.92 graus de latitude Oeste.

O mapa abaixo mostra esta localização geográfica.
http://goo.gl/maps/vnpcY

Nenhum comentário:

Postar um comentário