quarta-feira, 8 de abril de 2015

DICA DE PORTUGUÊS - Palavras complexas - Prefixo e Sufixo



   Algumas pessoas têm dificuldade de ler devido a um vocabulário restrito, tendo dificuldades de compreender algumas palavras complexas de nossa língua portuguesa. Porém, há uma dica preciosa que podemos aprender com a célebre frase do pequeno grande homem, Napoleão Bonaparte: "Dividir para conquistar." 

   Na realidade, o que queremos conquistar? Bem, queremos aprender o significado dessas palavras, o que é uma conquista. Então, observando esta dica, vamos ver o que seria dividir para entender. 

   Existem, na nossa língua, alguns componentes de uma palavra, quais sejam: prefixo, radical e sufixo. O que seriam estes componentes? Bem, prefixo e sufixo são partes que compõem o início e o final de uma palavra. Por exemplo, na palavra preocupação, "pré" é um prefixo que significa antes. Ele tem sempre o mesmo significado. Podemos encontrá-lo em várias palavras, como preconceito (conceito antecipado), predisposição (disposição prévia), premeditar (pensar antes) etc. 
   O sufixo vem sempre no final das palavras, como, por exemplo, o sufixo "logia" que significa estudo. Temos os exemplos: biologia (estudo da vida - bios), psicologia (estudo da mente - psiquê), antropologia (estudo do ser humano - antropos) etc. Entendendo o que são os sufixos, torna-se bem mais fácil compreender o significado de palavras complexas que são compostas por um destes dois componentes.
   Desta forma, podemos analisar várias palavras, observando seus prefixos e/ou sufixos. Vejam a lista abaixo e tentem decifrar o significado das mesmas:
   - antinazista;
   - antiofídico;
   - antiterrorista;
   - antidepressivo;
   - antevisão;
   - anteparo;
   - antebraço;
   - ambidestro;
   - ambivalente;
   - ambiguidade;
   - secretário;
   - escriturário;
   - monetário;
   - fiduciário;
   - manobrista;
   - tratorista;
   - conferencista;
   - concordância;
   - culminância;
   - instância;

Boa diversão!


Fontes: http://www.soportugues.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário