quarta-feira, 8 de abril de 2015

REUNIÃO PROFISSIONAL

   Este termo (reunião) é composto pelo prefixo "Re" que significa novamente, mais a palavra união, que quer dizer ajuntar, somar forças. 
   Muito bem. No âmbito pessoal, uma reunião pode ter infinitos objetivos. Seja para apenas conversar, rever amigos, conhecer novas pessoas etc.
   Porém, no âmbito profissional, o objetivo de uma reunião deve ser muito bem definido. O tempo de trabalho é muito precioso para ser gasto com conversas e assuntos supérfluos. Toda e qualquer reunião profissional deve ter início, meio e fim. No início, deixar claros os objetivos. No meio, discutir os assuntos pertinentes de forma bem objetiva. E, ao final, obter as conclusões possíveis, procurando ser fiel ao objetivo proposto no início. 
   Nenhum trabalhador suporta reuniões enfadonhas. Porém, nenhum trabalhador pode conduzir seu papel de forma coordenada se não participar de reuniões periódicas e objetivas.
Existe, ainda, uma cultura extremamente prejudicial que preconiza reuniões apenas como palco de debate de problemas e apontamento de falhas, além da caça aos culpados. 
   Porém, a melhor reunião é aquela na qual os líderes se apresentam como condutores de um processo. E, como parte desse processo, ouvem atentamente o que sua equipe tem a dizer. Essa reunião sempre será produtiva, pois tem os dois componentes fundamentais: comunicação e feedback.
   Se você quer ser um líder bem sucedido, faça reuniões desta natureza.

Helvécio

Nenhum comentário:

Postar um comentário