sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

A BELEZA É COMO A FLOR DO CAMPO



   Nosso mundo vive, há décadas, um paradigma que vem consumindo muitos recursos dos seres humanos. As mudanças no comportamento humano apontam cada vez mais para valores descartáveis tomando lugares importantes na mesa das pessoas. Valores sempre tidos como lealdade, presteza, educação, confiança, respeito, dentre outros, não estão mais tão em voga quanto há pouco tempo atrás. Em muitos casos, a esperteza toma o lugar da lealdade. A aparência vêm antes da sinceridade. A eloquência aparece bem antes da verdade. Realmente, a sociedade está sofrendo transformações profundas em seu seio.
   Uma destas transformações chama-se "a cultura da beleza". Com os adventos da indústria cosmética, do avanço da cirurgia plástica, da alimentação saudável, da prática de exercícios físicos, do desenvolvimento de substâncias que tentam reverter o processo de envelhecimento, dentre outros, as pessoas buscam ansiosamente pela beleza como nunca antes na história humana.
   A beleza é procurada quando uma mulher vai se aproximando dos quarenta anos e os "pés de galinha" começam a aparecer; quando as rugas começam a incomodar; quando os seios começam a cair; quando os glúteos ficam flácidos; quando o tônus muscular já não é mais o mesmo; quando a expressão facial mostra que ela já não é mais uma jovem de vinte anos. Neste momento, então, é hora de procurar um cirurgião plástico; de buscar os sucos "detox"; de encontrar cremes e derivados cosméticos que tragam de volta o colágeno ao rosto; de praticar exercícios que melhorem a qualidade dos músculos.
   Até mesmo os homens, que antes não se preocupavam com beleza, estão se tornando, cada vez mais cedo, vaidosos. Já existem homens que cada vez mais vão ao salão de beleza, investem em substâncias que retardem o envelhecimento, procuram aplicar a técnica do "botox" para diminuir as rugas, enfim, estão indo cada vez mais em especialistas que lhes forneçam beleza, aparência, uma "cara" mais bonita.
   Isso sem falar dos artistas famosos que, ao longo de sua vida, acumulam dezenas de cirurgias plásticas para esticar a pele, mudar o formato do nariz, retirar a "papada" do pescoço, enfim, diminuir as feições de um idoso que chegam naturalmente conforme os anos vão se passando.
   A cultura da beleza está tirando a paz das pessoas. Está consumindo os anos felizes que as pessoas podem viver quando se dão conta que o tempo não volta. A busca impetuosa pela beleza está tomando um lugar que não foi planejado para ela. A função original de um rosto belo em uma jovem é o de ser formosa para atrair um homem com o qual ela possa viver o resto dos anos de sua vida. A função de um rosto belo não é ser belo por toda a vida. Até porque isso é humanamente impossível. A beleza não é um fim, mas sim um meio. A função da beleza é atrair os olhares para algo que é mais profundo do que ela em si, como os valores internos que são imutáveis, como o respeito. Este, sim, não muda com o tempo, mas pode ser tão duradouro quanto os anos em que for praticado. Ele não envelhece, não cria rugas. Pelo contrário, pode ser cada vez mais melhorado, à medida em que for mais praticado. 
   A Bíblia cita a beleza poucas vezes. Vejamos algumas delas: a)"Mas os ímpios perecerão, e os inimigos do Senhor serão como a beleza das pastagens; desaparecerão, em fumaça se desfarão." Salmos 37:20. Este trecho está dizendo que a beleza das pastagens desaparece em uma fumaça. b)"A glória dos jovens é a sua força; e a beleza dos velhos são as cãs." Provérbios 20:29. Este outro trecho diz que a beleza dos velhos são as cãs (cabelos brancos), ou seja, está dizendo que os cabelos brancos, que são um sinal de experiência, podem se traduzir em beleza. c)"Uma voz diz: Clama. Respondi eu: Que hei de clamar? Toda a carne é erva, e toda a sua beleza como a flor do campo. Seca-se a erva, e murcha a flor, soprando nelas o hálito do Senhor. Na verdade o povo é erva." Isaías 40:6,7. Este outro trecho reforça ainda mais o fato de que a beleza é passageira. A beleza é como a flor do campo, que hoje está linda e viçosa, e amanhã já não existe mais. Refletindo nestas três passagens bíblicas, podemos compreender que Deus não dá à beleza um sentido diferente do qual aquele para o qual ela foi projetada. Ele diz que a beleza é passageira, que ela é como a flor do campo. Sempre que vamos ao campo, vemos flores belas. Mas a flor que vemos hoje, não é aquela que vimos há poucos dias. Aquela já não existe mais. A de hoje nasceu há pouco tempo. A beleza é como a flor do campo.
   Meus amigos, nossa vida é, sim, muito curta, muito rápida. Os anos chegam. E com eles, chegam, também, as rugas, a flacidez. Os sinais de experiência no rosto de uma pessoa podem não parecer belos ao olhar. As dobras de um pescoço ou de uma nuca podem não ser plasticamente bonitos. Os raros músculos vigorosos já podem não existir. Os cabelos já podem estar em neve. Mas isto não é, definitivamente, o fundamental em nossa vida. Não devemos consumir nossa paz preocupados pelo fato de que a beleza está indo, ou já se foi. Isto não é o essencial em nossa existência. Não, não é. Como diz a fala da raposa com o principezinho, no livro o pequeno príncipe: "O essencial é invisível aos olhos. Só se vê bem com o coração." A beleza não é essencial, pois ela se vê com os olhos, não com o coração. Quanto mais os homens continuarem a buscar a beleza de forma desenfreada, mais ela correrá a passos largos à frente deles. Quanto mais se buscar a fonte da juventude, mais longe ela estará. Simplesmente, porque as coisas não foram feitas assim. Elas foram feitas da forma que são, e é isso que precisamos entender. A vida eterna que se deve buscar não é esta que vivemos. É outra muito mais perfeita, duradoura, plena, vigorosa e cheia de eternidade. Esta vida que aqui vivemos é apenas passageira. São apenas alguns momentos. E quanto mais cedo entendermos isso, mais rápido a paz chegará ao nosso coração. E é isso o que mais precisamos, que a paz chegue ao nosso coração e ali permaneça.
   Caros leitores, não se acende uma luz para deixá-la debaixo de uma cama, diz o evangelho de Cristo. Também, não se busca algo que se sabe que não vai ser encontrado. Portanto, buscar algo em vão é desperdiçar recursos. E são estes recursos que foram citados no início deste texto. O tempo, o dinheiro, o esforço têm sido consumidos em busca da vã beleza. Não se pode querer que um idoso tenha a pele de um bebê. A pele do bebê acabou de sair do útero, onde ficou apenas nove meses. A pele de um idoso já "viu" inúmeros acontecimentos. Alguns idosos são transseculares, ou seja, já atravessaram de um século para o outro. Como querer que esta pele tenha a mesma consistência que a pele de um bebê? Não, não é possível, pois a pele de um idoso carrega o aprendizado que os anos trouxeram. Carrega os "tapas" que a vida lhe deu. Carrega a experiência que um bebê sequer imagina existir.
   Portanto, meus caros, não é tempo de nos desgastarmos com aquilo que não devemos. Não é possível que um relógio traga de volta o segundo anterior a este que você está vivendo. O dia de ontem não voltará. O ano passado já se foi, é passado. A beleza que devemos buscar não é a externa, esta que fica estampada no rosto, no corpo. A beleza que devemos realmente entender e buscar é aquela que se vê com o coração, e não com os olhos. Não há nada mais belo do que a verdade, a sinceridade, o respeito. Isto sim, traz paz aos nossos corações. Um sentimento de reciprocidade a alguém que o merece, isso devemos buscar. Relacionamentos carregados de lealdade, de sinceridade, de transparência. Estes, sim, trarão a tão sonhada paz que nossa alma carece.
   E é exatamente isso o que mais posso desejar a todos, que possamos encontrar o verdadeiro sentido de nossa vida, que não é buscar a beleza, pois ela se vai. É sim, buscar os verdadeiros valores perenes, duradouros, aqueles que nem o mais devastador tempo pode desgastar. Estes são os que duram para sempre. Que possamos compreender esta verdade o quanto antes! Um abraço.

Helvécio




2 comentários:

  1. QUE MARAVILHA DE REFLEXÃO-----VAIDADE POR VAIDADE TUDO È VAIDADE....continuo fâ das suas reflexões...soraya Abrantes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pela leitura minha amiga. Continue participando.

      Excluir