sexta-feira, 9 de setembro de 2016

A CHAVE E A FECHADURA



   Era uma vez uma chave e uma fechadura que sempre conviviam em harmonia. Sempre que a porta estava fechada, a fechadura pedia à chave que a abrisse para tomar um pouco de sol. A chave então girava e destrancava a fechadura, abrindo a porta, que se escancarava toda e deixava a luz do Sol entrar. A chave, então, ficava muito feliz em poder ajudar a sua amiga fechadura.
   Isso continuou acontecendo por muitos anos, e as duas continuavam sendo muito amigas e vivendo em plena harmonia. Porém, um belo dia, a fechadura acordou e disse à sua amiga chave: não quero mais conviver com você. Quero ter harmonia com outra fechadura, pois ela é feita do mesmo material que eu, ela tem as mesmas necessidades que eu, então ela me entende muito melhor que você.
   E a chave ficou muito triste e foi embora. Até que, num belo dia, ela encontrou-se com outra chave que estava passando pelo mesmo problema. Ela, então, desabafou com a outra chave e elas decidiram conviver juntas a partir daquele momento.
   Enquanto isso, as duas fechaduras passaram a conviver entre si, tentando se entender bem a cada dia. Apesar de as duas portas viverem sempre fechadas e nunca poderem ver a luz do sol, as fechaduras elas permaneceram vivendo juntas e tentando se entender. Às vezes elas sentiam necessidade de se abrir para tomar um ar puro, sentirem-se livres, mas como elas não tinham as chaves, não havia como serem abertas. Viviam infelizes, mas não abriam mão de conviver entre si.
   Enquanto isso, as duas chaves continuavam sendo amigas e convivendo diariamente entre si, tentando se entender e descobrir um meio de serem felizes sem ter que conviver com fechaduras. Mas a frustração de não serem úteis, não tendo nenhuma fechadura para abrir e não poder trazer a luz do Sol abrindo as portas as deixavam extremamente tristes.
   Até que, num belo dia, um sábio que passava pelo local, viu as duas chaves deitadas e tristes, próximas a uma árvore. Elas estavam até enferrujadas de tanto tempo que não eram utilizadas. O sábio, então, perguntou a elas: senhoras chaves, o que vocês estão fazendo juntas aí no chão? Cada uma de vocês deveria estar dentro de uma fechadura, cumprindo a missão para a qual vocês foram criadas. Quando cada uma de vocês foi forjada, havia uma fechadura que combinava perfeitamente com cada uma de vocês. Desta forma, vocês seriam úteis para sempre. As chaves, então, contaram a história para o sábio, que ouviu atentamente.
   Após entender a história, o sábio foi até as duas portas onde estavam as duas fechaduras que conviviam entre si. Ele chegou até elas e fez apenas uma pergunta: senhoras fechaduras, o que vocês mais teriam necessidade, neste momento? Ambas as fechaduras responderam: ah, senhor sábio, o que mais queríamos, neste momento, é de chaves que pudessem nos abrir e nos fazer sentir a brisa suave e a luz do sol, que nos traria energia e vontade de viver. O sábio, então, disse a elas: pois eu tenho a solução para vocês. Eu conversei com as duas chaves que eram companheiras de cada uma de vocês. Elas desejam muito voltar a ser par de cada uma de vocês, basta vocês aceitarem.
   Então, as duas fechaduras conversaram com as duas portas e decidiram ser humildes e reconhecerem que estavam enganadas. Elas pediram ao sábio que trouxesse as duas chaves para que as duas fechaduras pudessem se unir novamente às suas companheiras. E assim foi feito, cada chave voltou para o local de sua respectiva fechadura e logo abriram as duas portas e receberam a plena luz do sol, que brilhou fortemente naquele dia, trazendo a alegria para as chaves e para as fechaduras.
   Desta forma, o sábio sentiu-se muito feliz em poder ajudar as chaves e as fechaduras, que estavam equivocadas em suas vidas. A partir daquele dia, a paz e a felicidade reinou naquela casa. Cada chave e cada fechadura entendeu que era necessário conviver com seu par, que era diferente, mas que a completava. A chave não podia viver sem a fechadura. E a fechadura não podia viver sem a chave. Desta forma, a porta ficava completa e plena, cada um cumprindo sua missão.
   Então, o sábio continuou seu caminho, andando à procura de chaves e fechaduras que poderiam estar infelizes. Moral da história: seja você chave ou fechadura, cumpra sua missão, entendendo que conviver com as diferenças pode ser muito mais do que importante para você. Pode ser vital !!!


Helvécio

Nenhum comentário:

Postar um comentário