sexta-feira, 23 de setembro de 2016

AUTOESTIMA


   Vamos iniciar uma nova reflexão, desta vez sobre a alma humana, o interior do homem, um tema que tem sido abordado de forma importante em vários fóruns. Muito se tem discutido sobre as emoções, os sentimentos, as condições da alma, a cura interior, as feridas não curadas e o que fazer sobre isso. Como alcançar e manter a felicidade? Como enfrentar a depressão? Estes temas são todos de importância fundamental a todos nós. Evidentemente, não é possível esgotá-los em poucos parágrafos. Porém, tentaremos iniciar uma reflexão de modo que possamos despertar no leitor o interesse de pensar sobre o assunto.
   Atualmente, as pessoas estão desenvolvendo cada vez menos tarefas braçais. Estão mais informadas, introspectivas, tendo mais tempo para parar e pensar (às vezes pensando até demais), amadurecendo cada vez mais cedo e isto as tem levado a se voltarem cada vez mais para si próprias.
   Dentro deste contexto, queremos trazer, para a discussão, a questão da autoestima. Aqui estão duas definições de autoestima, segundo dicionários: "Característica da pessoa que se valoriza, estando satisfeita com sua maneira de ser, com sua forma de pensar ou com sua aparência física, expressando confiança em suas ações e opiniões: o aumento da autoestima pode melhorar a qualidade de vida." Dicionário Online de Português; "Apreço ou valorização que uma pessoa confere a si própria, permitindo-lhe ter confiança nos próprios .atos e pensamentos." Dicionário Priberam da Língua Portuguesa.
   Muito bem, explorando estas duas definições e aprofundando no assunto, vejamos: "característica da pessoa que se valoriza". Podemos ver que a autoestima está ligada a valores, a darmos importância a nós mesmos. "Estando satisfeita com sua maneira de ser". Esta afirmação pode parecer estranha pois, atualmente, pouquíssimas pessoas parecem estar satisfeitas com sua maneira de ser. Mas a autoestima é exatamente isso, estar satisfeito com seu jeito de ser, independente do que pensam ou falam de você. É importante salientar que várias pessoas têm tido variações enormes em sua autoestima devido a darem um valor extremo ao que os outros pensam ou falam delas. Isto tem trazido um desgaste imenso à vida e à qualidade de vida das pessoas.
   Podemos dizer que uma pessoa com boa autoestima é uma pessoa resolvida, ou seja, uma pessoa curada em seu interior. Continuando: "satisfeita... com sua forma de pensar ou com sua aparência física." Esta afirmação pode ser relativa, pois existem pessoas muito satisfeitas com sua aparência física e que, no entanto, são extremamente tristes. O que a sociedade prega tanto, que é a exacerbada valorização do corpo, nada tem a ver, em sua essência, com a autoestima. Evidentemente, cuidar da saúde, ter um corpo bonito, são coisas importantes e que devem ser valorizadas. Porém, elas são fatores temporais, efêmeros, que tem um tempo de vida muito curto. Quando menos se espera, esta fase de correr atrás da beleza já passou e nem se percebeu, enquanto valores muito mais fortes e perenes irão nos acompanhar durante toda a vida.
   Ainda decifrando as definições: "confiança nos próprios atos e pensamentos." Como esta afirmação transcende o tempo, é atemporal ! Ela vale para qualquer período ou era. Como precisamos ter confiança em nossos próprios atos e pensamentos! Uma pessoa que não confia no que faz já está começando a ação de forma equivocada. Com toda certeza, a confiança em seus atos é um prerrequisito para o sucesso ou para continuar lutando por ele. E esta confiança poderá estar relacionada a vários itens: conhecimento do que se faz, segurança e determinação de que se irá lutar bravamente caso necessário, até que se alcance o resultado esperado, superação de obstáculos. Ou seja, isto passa pelo conceito de resiliência, que já foi abordado em outra reflexão nossa e é algo extremamente importante para se alcançar uma elevada autoestima.
   Entrando ainda mais no tema, existe uma frase, que diz: "Não é o sucesso que traz o entusiasmo, é o entusiasmo que traz o sucesso.(Luis Marins)" Podemos analisar esta frase por duas óticas diferentes. A primeira é concordando plenamente e afirmando que o sucesso não trará um entusiasmo à vida, o que discordamos. Cremos que o correto seria dizer que isto compõe um ciclo. Obviamente, o entusiasmo seria o início do ciclo, pois nenhum sucesso é a origem de algo e sim a conclusão ou a consequência de algum trabalho ou esforço. Portanto, o ciclo se inicia no entusiasmo e termina no sucesso, de onde parte, outra vez, para influenciar um bom entusiasmo.
   Porém, ninguém vive entusiasmado vinte e quatro horas por dia. Nossa vida não é uma linha reta, onde não há oscilações. Todos os dias enfrentamos adversidades, somos criticados, obstruídos, analisados, julgados e outras atitudes mais. Por outro lado, ninguém está afirmando aqui que nossa autoestima será elevada os trezentos e sessenta e cinco dias do ano. Evidentemente, haverá dias em que estaremos mais desanimados. Mas precisamos definir, em nossas vidas, definitivamente, que isto é uma exceção, e não uma regra. O problema é que muitas pessoas não souberam se avaliar corretamente, ou se dão pouco valor, ou avaliam de forma incorreta a sua vida e acabam se metendo em situações que só trarão prejuízo e derrotas para elas. Neste caso, a autoestima baixa acabará sendo uma regra, e não uma exceção. Ou seja, o entusiasmo tem que ocorrer em nós de forma natural, tornando-se uma consequência de nossas atitudes resilientes e determinadas.
   Para não prolongar muito o texto, meus caros, precisamos aprender uma coisa: estar bem conosco mesmos tem que depender exclusivamente de nós mesmos. Não pode ser algo que dependa das circunstâncias, nem do dia da semana, nem do saldo em nossa conta bancária, nem da quantidade de amigos que temos, nem da aprovação que temos da sociedade. É algo que tem que partir única e exclusivamente de nós mesmos, de uma decisão própria. E é isso que é a autoestima: a estima própria, ou seja, quanto eu estimo a mim mesmo? Eu tenho muita estima por mim? Evidentemente que isso está longe do complexo de narciso, que é o outro extremo da questão, que seria a supervalorização de si próprio. Porém, isto não é tema para agora. Quem sabe, para outra ocasião? Enfim, o que desejo a todos nós, é que possamos aprender a ter atitudes positivas, determinadas, resilientes, que alcancem uma vida entusiástica, o que, certamente, nos fará galgar os degraus que levam ao sucesso! 
   Meus amigos, desejo uma autoestima elevada a todos! Um abraço!

Helvécio

2 comentários:

  1. Compreendo perfeitamente que tudo depende de nós. Até o que Deus irá fazer conosco, é reação de nossas atitudes, pois ele não moverá uma palha em meu favor se eu me mantiver inerte. Mas existem coisas que não conseguimos fazer, parece algo maior e mais forte que nos trava muitas vezes. Não sei se o que ouvimos e aprendemos ao longo de nossa vida interferem e as vezes nem sabemos se aquilo é de boa fama para nos segurar tanto. É bem complicado esse tema. Achei excelente o texto. Serve para refletirmos sobre isso pois é muito atual.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza. Dentro de nós residem as capacidades de analisar, refletir e agir. Pedindo direção de Deus, conseguiremos realizar estas etapas. Obrigado pela leitura.

      Excluir