Dar crédito. Crer que será possível. Na nossa vida precisamos de atitudes como essa. Durante nossa existência, vivemos um dilema dicotômico: ter cautela e ter ousadia. Ambas são importantes. Cada uma tem seu momento de aparecer.
Em muitos momentos, se agirmos com ousadia em vez de cautela, iremos dar com os burros n´água. Em outros tantos, precisamos rapidamente agir com ousadia, pois caso contrário perderemos a oportunidade.
E, para termos ousadia, temos que acreditar. Acreditar em nós mesmos.
Eu escrevi uma frase certo dia: "A única pessoa que pode lhe impedir de vencer é você mesmo." A maior prova que temos que acreditar em nós mesmos é que hoje acordamos bem, estamos respirando, enfim, fazemos parte desse panorama mundial, coletivo, entrelaçado.
Eu sempre digo que muitas pessoas deixam de ter sucesso não por serem incapazes. Mas sim por não externarem a capacidade que está latente dentro delas. E isso parece ser amplo. É incrível como muitas pessoas "incompetentes" vivem querendo se mostrar, provar que são o que não são.
Enquanto que as realmente competentes vivem guardadando para si sua competência, numa cautela extrema, numa timidez sem sentido. Talvez pelo fato de que essa cautela a tenha ajudado e muito a adquirir a competência que obteve.
Mas precisamos vencer esse paradigma. Todos nós sabemos que somos competentes em alguma área.
E precisamos aprender a nos expor. Acreditar em nós mesmos. Quem não se expõe não existe para a maioria das pessoas. É como uma frase que li: "Muitas pessoas não levam em conta a realidade. Mas, em compensação, a realidade também não as leva em conta."
Temos que parar de viver em nosso mundinho ilusório, perfeito, ideal. Ele não existe. O que existe são todas as pessoas com as quais precisamos aprender a nos relacionar. E isso requer que acreditemos. Que tenhamos fé em nós mesmos. Que saibamos que um dia fomos um espermatozóide que venceu uma enorme concorrência e se tornou um lindo ser.
Meu amigo e minha amiga, você só nasceu porque é um vencedor. Acredite em você mesmo. Defeitos não traduzem incapacidades, mas sim oportunidades de melhorar. Pense nisso. Acredite. Eu acredito em você. E, mais que isso: Deus não desiste de você.
Helvécio
Nenhum comentário:
Postar um comentário