domingo, 18 de dezembro de 2011

MULHERES MACHISTAS

   A maioria das vezes que vemos alguém comentar sobre preconceitos, vemos que boa parte deles está ligada aos homens. O machismo, por exemplo, é um deles. Os homens são tidos, pela maioria das pessoas, como aqueles que mais têm o sentimento machista. E isso é verdade. 
   Existe uma diferença entre ser masculino e ser machista. A masculinidade é a característica própria de quem é homem, ou seja, masculino. É a característica inerente e própria do gênero. Porém, o machismo já é outra coisa totalmente diferente. Ser machista ou feminista é ser um defensor ou uma defensora ardente e radical dos direitos do homem ou da mulher.
   O título deste texto remonta à questão de estar o machismo mais presente na mente dos homens ou não. Como já foi dito, isto é um fato. Porém, vamos refletir sobre a introdução dessa característica na mente dos homens.
   É sabido que o machismo ainda está presente em grande parte da sociedade atual, seja ela a ocidental ou oriental, e seja em que continente for. E é sabido, também que, mesmo nas famílias modernas, o papel das mulheres na educação dos filhos homens ainda é algo extremamente presente. É bem verdade que o pai tem um papel enorme na instrução dos filhos e das filhas e de uma forma muito firme. Porém, as orientações da mãe são, em geral, mais assíduas e mais frequentes. E o amor de mãe passa muito pela questão do maternalismo, que é a capacidade de utilizar toda a proteção materna para proteger os filhos de uma forma feminina.
   Porém, essa proteção feminina engloba os conceitos e valores mantidos na mente dessa mãe. E grande parte das mães deseja que seus filhos homens sejam bons representantes do gênero masculino, no sentido de terem características físicas, fisiológicas e de atitude másculas. As mães querem que seus filhos sejam bons machos. Querem que eles façam sucesso com as meninas quando crescerem. Querem que sejam bem vistos pela sociedade enquanto homens inteligentes, bonitos, influentes, fortes e capazes. As mães não desejam ter um filho que não expresse sua masculinidade. Elas querem que eles sejam os machos dominantes nas disputas nas quais eles entrarem. Elas desejam que eles sejam os melhores no jogo de futebol. Querem que eles ganhem a competição na piscina. Querem que sejam os primeiros na escola. E, quando crescerem, elas querem que eles tenham as namoradas mais bonitas.
   E quanto à educação das filhas, pelas mães tidas como machistas? Como fica isso? Bem, o machismo está presente, também, nesse sentido. Quando criança, estudante, ouvi algo que me sensibiliza até hoje. Minha professora dizia que os meninos são educados para serem inteligentes e são elogiados por isso. E que as meninas são educadas para serem bonitas e comportadas, e também são elogiadas por isso. E é isso que vemos, até hoje. As meninas são educadas para estarem, quase sempre, em um plano inferior, para serem bonitas, comportadas e para se permitirem ser cortejadas pelos meninos mais fortes, mais inteligentes e mais influentes. É um encaixe perfeito de idéias. Até parece que as mães das filhas combinam com as mães dos filhos o que eles serão mais tarde, depois de uns anos.
   Há pessoas que acham que isso não é machismo, que isso é o normal e deve continuar acontecendo por muitos anos. É bem verdade que isso permite que homens e mulheres espelhem bem as características do macho e da fêmea. Mas que há uma boa dose de machismo nesses comportamentos citados, creio que há.


Helvécio

Um comentário:

  1. Os filhos tornam-se para os pais, segundo a educação que recebem, uma recompensa ou um castigo.Seu texto ficou muito joia e atual,apesar de ser um assunto tão antigo e importante.As mães sonham para as filhas o futuro seguro com o rapaz bonito e bem sucedido(Mães machistas),nada de errado nisso,mas temos que querer mais,muito mais.Temos que querer e sonhar com o esposo e esposa de nossos filhos um homem ou mulher que tema ao Senhor de todo coração e que ame a Deus com toda força para que não torne o casamento uma instituição falida,mas uma realidade que veio do coração de Deus!Como você bem diz,mais uma vez a semente foi lançada,e a minha torcida é que encontre bons solos e que colhamos bastantes frutos.Com admiração de sempre Paulo Marcos e Carla Patrícia

    ResponderExcluir