segunda-feira, 13 de outubro de 2014

DIA MUNDIAL DO ESCRITOR


DIA MUNDIAL DO ESCRITOR

   É muito interessante analisar as datas comemorativas de profissões. É uma iniciativa muito louvável, criar dias específicos para homenagear os diversos profissionais, uma vez que existem vários deles muito importantes, dos quais dependemos todos os dias e sequer paramos para lembrar o quanto são importantes para a nossa vida moderna. Se formos citar alguns deles podemos lembrar do médico, do professor, do dentista, do cantor, do arquiteto, do cozinheiro etc etc etc.
   Há um dia do ano para quase todas as profissões em vários países do mundo. E, dentre todos eles, um profissional se destaca: é o escritor. Esta profissão é uma das mais antigas da civilização. No Egito antigo, já se cultivava o papiro, uma planta da qual se extraíam folhas que, após um processo de secagem, serviam como base para a escrita da época. Os escribas citados na Bíblia Sagrada eram os escritores daquele tempo. O conhecimento da antiga cidade de Atenas, na Grécia, foi multiplicado através dos sábios e escribas, os quais registravam a sabedoria e o conhecimento daquela época nos seus escritos.
   Não fossem os escritores, não teríamos os jornais, as revistas, os portais de notícias, os contos, as epopéias, os livros, as enciclopédias, dentre tantos produtos fabricados pelos escritores. Aliás, o escritor nada mais é do que um fabricante de palavras. Ele é como um padeiro que sova a massa cuidadosamente e depois a leva ao forno para, depois de retirada, alimentar quem for comer desse pão.
   Outra curiosidade em relação ao escritor é que ele pode ser comparado a um cozinheiro, pois a leitura é como alimentar-se. Quando comemos, nos alimentamos de uma comida que foi preparada por alguém. Quando lemos, nos alimentamos de ideias que foram encadeadas e organizadas também por alguém.
   O que de melhor pode um escritor fazer para a humanidade? Em primeiro lugar, ele deve, antes de tudo, acreditar piamente naquilo que está a escrever. Caso contrário, ele pode estar se assemelhando a um fariseu, que praticava aquele adágio "faça o que eu digo, não faça o que eu faço". Realmente, de nada adiantaria para um escritor produzir inúmeras ideias das quais ele não faz nenhum uso. Antes de propagar uma ideia, ele deve acreditar nela e, se possível, testá-la consigo mesmo e com outras pessoas, para que haja uma comprovação daquilo que ele observa.
   Por que o dia do escritor é importante? Podemos dizer que é um dia não mais importante do que os dias dos outros profissionais, apenas um dia diferente. Um dia para comemorar a imensa inspiração divina que os escritores recebem para produzir histórias e estórias incríveis que vivem fascinando as crianças, os jovens, os adultos e os idosos! Imagine aquele livro que você começa a ler e vai "entrando" na história, parecendo que você se tornou um personagem do mesmo!
   O que os escritores trazem de bom para a sociedade? Ah, trazem muita coisa! Trazem as histórias incríveis de documentários que registram conhecimentos acumulados ao longo de décadas e séculos! Trazem as cartilhas utilizadas para alfabetizar os pequeninos! Trazem as músicas que nos envolvem em um balanço aconchegante e nos fazem sonhar! Trazem aqueles cenários épicos que mostram batalhas titânicas entre o bem e o mal! Trazem textos que fazem com que as crianças apaixonem-se pela leitura e queiram descobrir o mundo! Ah, e quantos mundos há para serem descobertos! O mundo da imaginação, da descoberta, da amizade, do companheirismo, do aprendizado, do estudo, do treinamento, das escolas, da perseverança, da determinação, do respeito, do amor!
   Ah, o amor! A principal função do escritor que podemos citar é justamente esta: a de espalhar o amor. O amor verdadeiro, que "...tudo espera, tudo suporta, tudo crê. O amor que é mais importante do que a fé e a esperança..."
   Parabéns a todos os escritores pelo seu dia. Que cada dia possa ser novo e renovado em suas pranchetas, em seus teclados, em seus mobiles, em suas folhas, em suas canetas, em seus lápis, em suas memórias, em seus pensamentos. Que Deus continue inspirando-os a produzirem cada vez mais histórias incríveis que farão os leitores inspirarem, expirarem e suspirarem de amor! Feliz dia do escritor!

Helvécio M. Braga




Nenhum comentário:

Postar um comentário