quarta-feira, 15 de outubro de 2014

O DOCE E O SAL



   Em quase todas as coisas na vida, o contraste faz uma diferença enorme para nós. A continuidade é muito importante, porém ela nos cansa. Seguir em uma estrada sempre reta é entediante. Subir uma serra cheia de curvas, também o é.
   A mesma coisa acontece em várias situações na vida. Sorrir o tempo todo nos torna entediantes. Viver sempre carrancudos, ninguém suporta. Uma pessoa que fala muito, torna-se chata. Um amigo caladão também não faz verão.
   E quando você vai comer? Uma comida muito salgada não desce de jeito nenhum. E um almoço sem sal, é como algo sem força, sem presença. Torna-se algo que não marca, fica sem gosto. O gostoso de tudo na vida é feito pelos contrastes. Por que um pudim após um churrasco é tão gostoso? Justamente pela mudança do sal para o doce. Quanto termina o sal, chega o doce para abrandar aquele gosto forte na boca.
   O doce e o sal, o preto e o branco, o claro e o escuro, o forte e o fraco, o grande e o pequeno, o baixo e o alto, o gordo e o magro, todos esses contrastes tornam nossa vida mais desafiadora, mais dinâmica. Imagina se nossa vida fosse sempre do mesmo jeito, no mesmo ritmo, sem graves e agudos, sem subidas e descidas, sem chuva e sol, sem início e sem fim? Não haveria nenhuma graça em viver.
   O bom da vida é entender que as diferenças é que dão o tom em tudo o que existe. Após um período de longas chuvas, o melhor que existe é tempo aberto cheio de sol. E depois de um longo período de calor, nada melhor que uma chuva para refrescar o ambiente.
Se soubermos encarar as mudanças na vida, como o doce e o sal, conseguiremos obter o melhor que a vida pode nos dar. Mas, para isso, temos que ser pessoas também doces e salgadas, que sabem se colocar de maneiras diferentes de acordo com as diferentes situações.
   Não sejamos sempre salgados, nem sempre doces. Não sejamos sempre ingênuos, nem sempre desconfiados. Não sejamos sempre econômicos, nem sempre gastadores. Não sejamos sempre calados, nem sempre falantes. Para cada momento há uma atitude compatível e coerente. Para cada necessidade, existe uma reação que se aplica melhor ao caso. Saibamos ser assim, como o doce que abranda o salgado, e como o sal, que vem mudar o tom quando tudo está doce.

Helvécio

Nenhum comentário:

Postar um comentário